quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Conselho Geral da U.Porto




Caros colegas,

O Conselho Geral da U.Porto vai a eleições no dia 5 de Janeiro de 2012. A eleição para a representação estudantil decorrerá em todas as Unidades Orgânicas (faculdades). 

Há 5 listas a concorrer (A, B, C, D e E), cada uma composta por 4 efectivos e 4 suplentes. Dos 20 estudantes (efectivos) que vão a eleições das mais diversas Unidades Orgânicas, do ICBAS encontra-se a candidatar-se uma nossa colega Susana Sofia R. de Valdoleiros, do 4º ano do MIM (Coordenadora do Departamento Desportivo da AEICBAS e Tesoureira da VO.U. - Associação de Voluntariado Universitário), como candidata efectiva pela Lista A (http://a-conselhogeralup.com/). 

Poderão ver em anexo:
- O que é o Conselho Geral, funções, etc.;
- As listas e os estudantes candidatos;
- O Manifesto Eleitoral da Lista A.

Esta eleição é feita por sufrágio directo na individualidade a eleger para o Conselho Geral da UP. Isto significa que no boletim de voto não constará opção para votar numa das listas, mas sim em apenas UM dos 20 estudantes candidatos. O ICBAS tem, então, a oportunidade de eleger um seu estudante, mas para tal é necessário recolher mais votos do que a restante maioria dos candidatos.

Venho-vos, em particular, falar da Lista A - a única lista com estudantes sem ligações partidárias. Está na hora de votarmos na verdadeira representatividade, desinteressada e responsável, trazendo mais justiça. E nós podemos fazer isso! Relembro que esta eleição só é possível se se conseguir uma votação muito expressiva no ICBAS, dado que vão ocorrer votações em todas as faculdades da UP.

Apelo a que leiam o Manifesto Eleitoral da Lista A, que  aborda assuntos como a Vida na Universidade - Desporto, Cultura e Voluntariado -, a Ciência e Investigação, a Empregabilidade e Empreendedorismo, Financiamento, Internacionalização, Mobilidade, Reorganização física da U.Porto, etc. 

Como exemplo de algumas situações que carecem de resolução, a Lista A fala-nos da organização territorial no que respeita à junção do ICBAS com a FFUP, bem como a preservação da sua autonomia neste novo Polo de Ciências da Saúde criado. Uma proposta que também surge deste manifesto prende-se com um Estatuto de Estudante-Investigador, para os estudantes que colaboram em investigação não serem prejudicados no seu percurso académico. O reconhecimento curricular do desporto como parte integrante da componente formativa, isto é, como suplemento ao diploma, é também uma proposta. Quanto ao voluntariado, sempre foi apanágio do ICBAS investir nele - ora não fossemos a casa fundadora da VO.U. - Associação de Voluntariado Universitário -, conceito este do voluntariado que carece de reestruturação e definição. Chamo ainda particular atenção para a secção "Financiamento e Proprinas", no dito Manifesto.

Podem ainda aceder às páginas online da Lista A em http://www.a-conselhogeralup.com/ e http://www.facebook.com/a.conselhogeralup.

Sendo esta candidatura aberta à participação de todos, foi-me transmitido pela Susana Sofia que estará totalmente disponível para discutir todas e quaisquer ideias nossas, e nos apresentar o projecto e o que é o Conselho Geral da UP, embora já me tenha sido transmitida toda essa informação e daí vos estar a escrever este e-mail, pelo que pessoalmente também vos posso eu explicar tudo isto melhor. 
Os contactos da Susana Sofia são 916209645 e sofiadevaldoleiros@gmail.com.
Haverá ainda um debate na primeira semana de Janeiro, assim que estiver marcado envio-vos toda a informação para podermos ir! =) 


Espero poder contar convosco para irmos votar em força!

Quaisquer dúvidas não hesitem em contactar-me.

Saudações académicas,
Carla Sofia Rebelo

Pela Comissão de Medicina 09-15.